22 ABR 2016
Município pode receber polo de Universidade Federal

A Prefeitura de Cláudio, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Assessoria de Convênios e Contratos de Repasse, apresentou projeto junto ao Fórum dos Professores (FORPROF) realizado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais objetivando a habilitação do Município para a instalação de um polo universitário na modalidade EAD (Ensino à Distância) do Programa Federal Universidade do Séc. XXI.

Os representantes do Município, Marcelo de Castro Almeida, assessor de Convênios e Contratos de Repasse, e Eliana Gorete Andrade Freire, pedagoga da Secretaria Municipal de Educação, participaram de uma reunião na Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ) com a professora Marise Rocha, coordenadora do Núcleo de Educação à Distância da UFSJ, na última semana de março, na qual apresentaram um projeto de criação do núcleo de ensino universitário modalidade EAD em parceria com esta instituição.

O segundo passo para a efetivação da parceria será a aprovação da proposta que está em análise no FORPROF, pois trata-se de um convênio que envolverá o Estado, o Município e a União. Se aprovado o projeto, o polo oferecerá cursos de graduação, pós-graduação e extensão para Cláudio e região e serão selecionados conforme a demanda local e a possibilidade de oferta da instituição de ensino. Inicialmente os cursos serão oferecidos preferencialmente aos profissionais da área de Educação e futuramente aberta a toda a sociedade.

Tão logo o Município receba o resultado do FORPROF novamente irá se reunir com a UFSJ para discutir questões estruturais e a definição dos cursos que serão ofertados.