26 AGO 2021
MICROBACIA DO CÓRREGO CHUMBO/CUSTÓDIO PASSARÁ POR REVITALIZAÇÃO
O município de Cláudio, em razão dos esforços do Departamento de Meio Ambiente, foi contemplado com o programa que tem compromisso com a sustentabilidade: a revitalização para produção de água e conservação de nascentes e afluentes contribui em uma escala muito maior, uma vez que influencia diretamente no abastecimento de água do Rio Pará - este, deságua no Rio São Francisco, maior rio brasileiro.
Na última terça-feira (24/08), o Departamento de Meio Ambiente recebeu representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará e da Agência Peixe Vivo para discutirem sobre o Programa de Conservação Ambiental e Produção de Água. Foi realizada, ainda, uma visita técnica às margens do córrego que passará pela revitalização, e que abrange a comunidade de Custódios e Distrito de MSJA. O Prefeito Reginaldo Freitas e o vice-prefeito Geraldinho do Inácio também participaram da reunião que abordou as estratégias que serão executadas durante o Programa.

O prefeito afirmou a importância do programa para a cidade, uma vez que a pauta ambiental é prioridade em sua agenda: “Cuidar das nossas riquezas naturais hoje, é pensar em um futuro melhor para nossos filhos, netos e todos aqueles que ainda virão. A preservação ambiental é compromisso de uma gestão que tem a sustentabilidade como pilar.”

Para Suzana Ribeiro, Engenheira Ambiental e chefe do Departamento de Meio Ambiente, essa ação é de extrema importância uma vez que o cuidado/preservação das nascentes e rios implica diretamente na saúde da microbacia e tudo que a engloba. “Serão beneficiados não somente as pessoas próximas ao córrego a ser trabalhado, como também todos aqueles que estão situados após a área de revitalização, além de refletir positivamente em toda bacia”, pontua.

É importante destacar que o projeto tem resultados diferentes em seu curto, médio e longo prazo; por isso é tão importante que a população abrace a causa e contribua com a conservação, pensando em tornar a cidade um lugar melhor no presente, e também no futuro.
O programa terá sua primeira etapa iniciada com a contratação de uma equipe técnica multidisciplinar e especializada que fará um diagnóstico ambiental. Para tanto, acontecerão visitas aos proprietários dos terrenos situados às margens do córrego, além de estudos específicos. As ações propriamente ditas, farão parte da segunda etapa, e devem ter início em aproximadamente 7 meses. O programa tem previsão de duração de 5 anos, uma vez que ações grandiosas como esta, precisam ser acompanhadas por mais tempo.

Temos certeza de que com a união da população, os frutos a serem colhidos nos próximos anos são garantidos!

#preservacaoambiental #meioambiente #cidadecarinho