04 ABR 2019
Orçamento Participativo Municipal 2020

A Administração Municipal, através da Assessoria de Informática e Informação, com o objetivo de propiciar uma participação efetiva dos cidadãos na proposta anual orçamentária; em continuidade a proposta lançada no ano de 2018, informa que se encontra ativa, por meio do Portal de Transparência, ferramenta na qual o cidadão pode sugerir as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano, com os recursos do orçamento da Prefeitura. Tal ferramenta estimula o exercício da cidadania, o compromisso da população com o bem público e da sociedade sobre a gestão da cidade.

Em 2018, quando a referida proposta foi lançada, a Administração contou com uma participação mínima de munícipes para a composição do orçamento que se encontra vigente, ainda sim, buscou-se atender que foi sugestionado, destacamos aqui, investimentos na preservação e reforma do museu histórico cultural, demanda esta requerida por munícipe que prontamente aderiu a participação orçamentária, dentre outras demandas em execução, a serem brevemente divulgadas.

Como dito, ressaltamos o comprometimento desta Administração em cumprir com as propostas populares encaminhadas, porém é importante que haja vontade política, mas também a presença e interesse de representantes da sociedade civil e da população em geral, que após definidas quais as áreas de gastos públicos são da responsabilidade do município e quais estão fora do alcance das autoridades locais, poderão construírem juntos, população e governo, em acordo e conhecimento acerca do orçamento, tomadas de decisão adequadas e o exercício da cidadania progressivamente.

O orçamento participativo é uma forma inovadora de compartilhar a gestão pública com a população. Abaixo, segue o endereço eletrônico para inclusão das sugestões a serem direcionadas a Administração, para realização prévia da minuta de peça orçamentária para o próximo exercício. http://www.claudio.mg.gov.br/portal/servicos/70/Or%C3%A7amento-Participativo

As sugestões serão usadas no ano seguinte. O primeiro ciclo de participação consiste nas sugestões iniciais sendo concluído com a aprovação da matriz orçamentária, que será encaminhada a Câmara Municipal até 31/08/2019, de modo que as sugestões para o exercício 2020, serão recebidas e aptas a apreciação até 30/06/219.