18 MAI 2018
Luta antimanicomial - Comitiva claudiense participa de desfile em BH

Uma comitiva de 30 claudienses, entre eles usuários e profissionais do CAPS, viajaram para Belo Horizonte na manhã desta sexta-feira (18) para participarem do desfile Liberdade Ainda Que Tan Tan. O evento é alusivo ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial que é celebrado hoje. A atividade fecha uma programação especial que o serviço de Saúde Mental desenvolveu com seus pacientes ao longo da semana.

18 DE MAIO

O dia 18 de maio marca, no Brasil, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Esta data, instaurada em 1987 na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema "Por uma sociedade sem manicômios" e inaugurando uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira. Seus objetivos são, desde então, propor não só mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental, mas, principalmente, questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os “transtornos mentais”.