06 OUT 2017
Serviço de Inspeção Municipal é realidade em Cláudio

Desde 2015 a Prefeitura vem se preparando para a implantação do Serviço de Inspeção Municipal, S.I.M., que é o órgão responsável pela inspeção e fiscalização da produção de alimentos de origem animal destinados ao consumo humano como o queijo, leite, embutidos, mel, ovos, pescados e doces. Todos os alimentos preparados, processados e manipulados tem passado por uma fiscalização e recebem um numero de registro. Durante uma inspeção são vistoriadas a estrutura física dos estabelecimentos de produção, os equipamentos e as atitudes relacionadas às boas práticas de fabricação.

Conhecendo a origem da matéria prima bem como a sanidade do rebanho, o local de produção e a higiene da industrialização, torna-se possível colocar na mesa do cidadão um alimento de melhor qualidade. Ao mesmo tempo, a iniciativa estimula o desenvolvimento econômico local, pois fomenta a agricultura familiar, e incentiva os empreendedores a saírem da informalidade, tornando seus produtos conhecidos, confiáveis e competitivos no mercado.

Quatro estabelecimentos registrados já se adequaram aos critérios estabelecidos pela legislação municipal, Lei 1.457/2016 e seu Decreto 339/2016. São eles: Tilápia Caramelo, Queijos Danlica, Queijos Tadeu e Leite Vovó Tininha.